quinta-feira, 12 de maio de 2011

FORMAÇÃO CONTINUADA EM COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO INCLUSIVAS : METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS

Seminário Nacional "COMUNICAÇÃO, E EDUCAÇÃO INCLUSIVAS: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS"

(Com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa)

Dia 2 de Junho de 2011 - Lisboa

Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

DIRECÇÃO CIENTÍFICA: Augusto Deodato Guerreiro

ORGANIZAÇÃO: Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e Linha de Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT) da Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)

INSCRIÇÕES (Gratuito, sendo a inscrição obrigatória):

Data Limite: 30 de Maio

Através do endereço de email: mestrado.com.alternativa@ulusofona.pt

OBJECTIVOS:

Apresentar e partilhar reflexões e boas práticas, sob o ponto de vista científico e tecnológico, pedagógico e cultural, de esclarecimento e sensibilização pública, em torno de metodologias e estratégias para a comunicação e educação inclusivas, num espaço de debate em que professores de educação especial e outros responsáveis na área da deficiência, investigadores e instituições, técnicos e alunos possam, designadamente:

Ø Contribuir para um debate científico amplo sobre as problemáticas da comunicação e da educação inclusivas, bem como sobre as suas implicações na família, na escola e na sociedade;

Ø Provocar um mais alargado entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e boas práticas de comunicação e de educação aplicáveis às diversas tipologias da deficiência, numa dimensão inclusiva e de qualidade de vida;

Ø Assinalar e fundamentar uma melhor inclusão e qualidade de vida das pessoas surdas, essencialmente nos planos sociocognitivo, de interacção e relacionamento social, desde que possam conhecer, utilizar e partilhar as diferentes terminologias e conceitos das diversas áreas do saber humano, numa dimensão comunicacional bilingue;

Ø Sensibilizar as famílias, profissionais e instituições para a vital importância do processo comunicacional e educacional no desenvolvimento sensorial e sociocognitivo, de interacção e relacionamento das pessoas com deficiência, desde que, para esse efeito, integre as vantagens da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias adaptativas e produtos de apoio, meios humanos auxiliares de comunicação, numa perspectiva de educação/formação para todos;

Ø Apontar e reflectir metodologias e estratégias para a utilidade dos diferentes sistemas comunicacionais específicos e processos inclusivos de educação.

Ø Promover o encontro consensual para uma profícua reflexão em conjunto e actuação no empenho e desempenho na estruturação de metodologias e estratégias sociocomunicacionais e sócio-educativas que fomentem a natural inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário