Seminário Nacional "COMUNICAÇÃO, E EDUCAÇÃO INCLUSIVAS: METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS"
(Com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa)
Dia 2 de Junho de 2011 - Lisboa
Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
DIRECÇÃO CIENTÍFICA: Augusto Deodato Guerreiro
ORGANIZAÇÃO: Mestrado de Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (MCATA) e Linha de Investigação em Linguagens Especiais e Novas Tecnologias/CICANT) da Escola de Comunicação, Artes e Tecnologias da Informação (ECATI) da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT)
INSCRIÇÕES (Gratuito, sendo a inscrição obrigatória):
Data Limite: 30 de Maio
Através do endereço de email: mestrado.com.alternativa@ulusofona.pt
OBJECTIVOS:
Apresentar e partilhar reflexões e boas práticas, sob o ponto de vista científico e tecnológico, pedagógico e cultural, de esclarecimento e sensibilização pública, em torno de metodologias e estratégias para a comunicação e educação inclusivas, num espaço de debate em que professores de educação especial e outros responsáveis na área da deficiência, investigadores e instituições, técnicos e alunos possam, designadamente:
Ø Contribuir para um debate científico amplo sobre as problemáticas da comunicação e da educação inclusivas, bem como sobre as suas implicações na família, na escola e na sociedade;
Ø Provocar um mais alargado entendimento, intercompreensão e divulgação dos conceitos e boas práticas de comunicação e de educação aplicáveis às diversas tipologias da deficiência, numa dimensão inclusiva e de qualidade de vida;
Ø Assinalar e fundamentar uma melhor inclusão e qualidade de vida das pessoas surdas, essencialmente nos planos sociocognitivo, de interacção e relacionamento social, desde que possam conhecer, utilizar e partilhar as diferentes terminologias e conceitos das diversas áreas do saber humano, numa dimensão comunicacional bilingue;
Ø Sensibilizar as famílias, profissionais e instituições para a vital importância do processo comunicacional e educacional no desenvolvimento sensorial e sociocognitivo, de interacção e relacionamento das pessoas com deficiência, desde que, para esse efeito, integre as vantagens da comunicação aumentativa e alternativa, tecnologias adaptativas e produtos de apoio, meios humanos auxiliares de comunicação, numa perspectiva de educação/formação para todos;
Ø Apontar e reflectir metodologias e estratégias para a utilidade dos diferentes sistemas comunicacionais específicos e processos inclusivos de educação.
Ø Promover o encontro consensual para uma profícua reflexão em conjunto e actuação no empenho e desempenho na estruturação de metodologias e estratégias sociocomunicacionais e sócio-educativas que fomentem a natural inclusão e qualidade de vida das pessoas com deficiência.
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